segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

22ª TORRE DAS PEÇAS - O DIA DOS LANÇAMENTOS OU ESPÍNOLA DAS PEÇAS

por Warny Marçano

Nesse sábado rolou mais uma edição da Torre das Peças, dessa vez de casa nova. E como todo dia de mudança, houveram caixas e mais caixas para desembarcar no novo point lúdico: a galeria São Luiz,em frente a cinema de mesmo nome.
Depois de organizado o acervo com cerca de 110 jogos, chegou uma visita ilustre vindo de Brasília: Daniel Espínola trazendo as grandes novidades do tabuleiro lançadas no ano passado em Essen. E assim, a 22ª edição do evento foi protagonizada pelos grandes lançamentos do mercado, da volta de figuras já carimbadas da época do Bob's Off Shopping e pelo play-test de mais um jogo da dupla Antônio Marcelo/Flávio Jandorno, o Mehinaku.
























A nova torre de jogos!

Daniel, Victor, Fel e eu começamos a primeira novidade: Vinhos. O jogo apresenta múltiplos caminhos pra vitória, junção de velhas mecânicas de uma forma bastante interessante e uma temática muito detalhista. Os jogadores são produtores de vinhos e precisam fazer vinhas, vinharias, produzir vinhos para exportar e ganhar dinheiro ou pontos de vitória, apresentar seus vinhos na feira e tentar agradar os especialistas, o que poderá também fornecer pontos de vitória. Para isso, os jogadores disputam ações tendo que dar dinheiro pra quem está posicionado no espaço de ação desejado. A partida durou cerca de três horas, com o Daniel em primeiro, seguido do Fel, Victor e eu em último.
O evento também abriu as portas para mais um playtest. Dessa vez, o jogo foi o Mehinaku, do Antônio Marcelo e Flávio Jandorno. O jogo é cooperativo e está em fase de produção, tendo sido bastante proveitoso para os autores a partida realizada com jogadores tradicionais como Fel Mosca-Morta, Leandro Zombie, Groo e o anfitrião Caldas.



















Gláucio abrindo uma mesa de Alien Frontiers. Nuno e Fabiano conheceram esse bom lançamento do ano passado.



















A lenda do Ra Kildare abre uma mesa de quê? Ra, claro! Estevan ainda pede por Dominion!



















Uma mesa de tradicionais gamers no playtest de Mehinaku: Flávio, Rômulo, Caldas e Groo acompanhados de Giovanna.

Logo depois, chegou a vez do 7 Wonders, a grande sensação do evento, tendo rolado pelo menos 4 partidas. Fizemos uma mesa com 7 pessoas. No jogo, cada jogador pega 7 cartas em cada uma das três eras e realiza um draft ao estilo Fairy Tale. As cartas podem dar recursos, dinheiro, pontos de batalha ou pontos de vitória. A interação ocorre apenas com os jogadores vizinhos, o que faz com que geralmente não se saiba o que está acontecendo do outro lado da mesa. A partida durou cerca de 40min, o que prova ter um excelente custo-benefício. Pantera só quis fazer militar e Thiago investiu nas cartas verdes, pagando pelos meus recursos, já que eu tinha todos. Com isso, Fel que estava entre os dois não tinha como baixar cartas porque não tinha acesso aos recursos. Eu investi nas cartas azuis, enquanto o Daniel diversificou e o Victor foi o que terminou com mais grana. No final, vitória do Thiago, que chegou a fazer mais de 30 pontos nas cartas verdes.
























Eu e Daniel analisando as diversas opções de Vinhos, um dos melhores lançamentos do ano passado.















Mesão com 7 jogadores no 7 Wonders! Na foto, Nuno, Groo, Durval, Gláucio e Rômulo.















Visão geral do Spoleto Largo do Machado. A casa recebeu 60 pessoas para o evento!

Enquanto isso, rolaram partidas de Olympus (mais uma novidade) e Alien Frontiers, com Gláucio, Fabiano e Nuno na mesa; o heavy Die Macher, com a turma do Henrique; Pandemic com Ângelo e Renato; Dixit, capitaneado pelo Durval; Thurn and Taxis, com o pessoal do Aleixo; Saboteur, com Japa e cia; Steam, com Nuno e Rômulo; e até mesmo Dominion, com Léo Rossi e nada menos que o Fel Mosca-Morta querendo ganhar alguma coisa. Dominion rivalizou com 7 Wonders em número de partidas jogadas. O interessante é que o fã número 1 Estevan não jogou nenhuma delas! A novidade estava por conta da expansão Prosperity, que inclui, entre outras coisas, a carta de 10 pontos de vitória!















Victor Zavandor, Pantera e Peter no início da partida de Luna, novo jogo do Stefan Feld!



















Em um evento recheado de lançamentos, um velho jogo foi relembrado: o excelente Die Macher!



















O "promoter" da Torre, Japa, volta depois de se ausentar por várias edições! E como sempre, trazendo mais novatos!



















Gláucio abrindo uma mesa de Olympus, mais uma novidade que o Daniel trouxe. Enquanto isso, Estevan continua pensando no Dominion...



















E claro que não poderia faltar Martin Wallace! Marcelo, Fabiano, Rômulo e Nuno jogando Steam!

Depois de iniciar uma partida de Luna, o novo jogo de Stefan Feld, resolvemos jogar o Small World com a nova expansão dos necromantes. A expansão dá uma nova dinâmica ao jogo, tornando bastante interessante as novas possibilidades de estratégia. Na última rodada, tanto eu, jogando de necromante, quanto Victor e Peter tinham condições de vencer. Mas Peter teve que me atacar com sua nova raça na última rodada para evitar minha vitória. Assim, perdeu pontos de vitória preciosos que o fizeram perder o jogo para o Victor por 76 a 73.















Léo Rossi e Fel Mosca-Morta jogando Dominion Prosperity!
















Durval ensinando outra sensação: o party game Dixit!















Estevan não conseguiu jogar Dominion, mas pelo menos abriu uma mesa de Citadels!

Para finalizar, jogamos uma partida de Ra bastante equilibrada comigo em primeiro, seguido de Peter, Thiago, Márcio e Groo. E cerca de dez da noite mais uma edição do evento se completa, contando com 60 pessoas, que comprovaram que o novo local certamente vai se firmar como novo espaço lúdico no Rio de Janeiro.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

22ª TORRE DAS PEÇAS - DIVULGAÇÃO

Convidamos todos para a 22ª edição da Torre das Peças que será no dia 15/01/2011 (sábado), de 11h00min às 22h00min, agora em novo local, no Spoleto Largo do Machado (dentro da galeria do cinema São Luiz). O local conta com excelente infra-estrutura, incluindo mesas que possibilitam a realização de jogos grandes, além de uma variedade de pratos, salgados e sobremesas ideais para a duração do evento.
Contamos também com o acervo fixo do Spaghetti das Peças, cuja relação de jogos é descrita neste blog, na barra lateral. Ao clicar no nome, pode-se ir direto para a página do respectivo jogo, com descrições detalhadas do mesmo. Logicamente, qualquer participante pode levar qualquer jogo seu, sem maiores problemas.
Venha prestigiar a Torre das Peças e conhecer o novo local que é mais um excelente espaço lúdico no Rio de Janeiro!

22ª Torre das Peças
Data: 15/01/2011
Horário: 11h00min às 22h00min
Local: Spoleto Largo do Machado
Endereço: Rua do Catete, 311 (galeria do cinema São Luiz) - Largo do Machado - Rio de Janeiro

Abraços!

Warny Marçano