terça-feira, 24 de março de 2009

5ª TORRE DAS PEÇAS – ONDE AS LENDAS SE RENDERAM AOS JOGOS “PALHA”

PARTE 1 - Post feito por Fel Barros

Finalmente tivemos a 5ª Torre das Peças, com algumas surpresas, um acervo um pouco maior e muitas, muitas partidas de Dominion! A ordem dos fatores não altera o produto, então não posso dizer precisamente se foi essa a ordem que joguei :p
Quando eu cheguei, o Gláucio estava jogando uma partida de Drácula com o Wykthor. O André Amiúne, Steve, eu e Warny juntamos para a primeira partida de Dominion do dia. Tinha o Moneylender no set (trash um copper, +3 de grana). Tinha o Laboratory de + action, comprei alguns, fui pegando Gold e acabei fechando o jogo com 36 pontos, 6 na frente do Warny. O casal Maria e Carlos estava numa partida de Battle Line, o Wykthor puxou um Princes of Florence, o Dominion continuava rolando e o Gláucio, heavy gamer “anti-palha”, acabou sentando numa mesa de Pickomino! Ponto alto do evento, sem dúvidas, inclusive com fotos para comprovar.


Victor Maratonista das Galáxias começa com um balão em Cloud 9. Cecilia, Japa, Estevan e Shamou observam a explicação da lenda do espaço!

Ao mesmo tempo, o Camilo montou uma mesa de Monopoly (!). O Arqui-rival dos jogos nacionais se rendeu a Hasbro (até que enfim, hein Camilo!). Infelizmente, eu expliquei várias regras erradas (estava conversando com o Rogério, foi contagioso, impressionante) sobre o speed die e acabou destruindo a partida deles. O Stone Age foi uma learning session e o Severo se juntou a nós. Prometi que não faria Starvation (questão de princípios). De qualquer modo, o Papai Noel apareceu cedo (carta que todo mundo ganha um bônus), eu fiquei com bastante farm de cara e acabei ficando tranqüilo para buscar os recursos bem rapidamente. Optei por “rushar” o final do jogo, pois os multipliers mais fortes ainda não tinham saído e eu tinha uma “segura” pontuação na casa dos 150 , com as cabanas, fiz 165, a Maria logo atrás com 110 e Carlos e Severo na casa dos 100. Terminado o Stone Age, fui aprender o Witch’s Brew, recomendação do Tola na BG-BR e que acabei comprando na Alemanha. Gostei bastante do jogo, acho que com uma mesa mais gamer, deve dar uma boa partida, ficou um pouco caótico pois era uma learning session para todo mundo e muita gente não pegou o “espírito” e nem o “timing” da situação. Acabou o Gláucio ganhando. Eu fiquei lá atrás, o Nathan, filho da Simone lá da Ilha e de Niterói, jogando depois de mim que só escolhia Líder, ficou em último.


Victor, Japa, Warny, Thiago, Swat e Cecilia. A lenda foi pro espaço em Princes of Florence. Japa vence, com Victor apenas em terceiro!

Nisso rolou Royal Palace, Dominion e Winner’s Circle. Eu joguei Winner’s Circle numa mesa com 6 jogadores. Apesar de ser um jogo light, rola bastante marcação. Adotei aquela tática padrão de marcar o cara que ta ganhando e na última rodada (que a pontuação conta em dobro) coloquei meu multiplicador duplo em um cavalo “azarão”. Acabou dando certo, ele ganhou e me ajudou a conseguir uma vitória apertada em cima do André Amiúne. Fui jogar minha 2ª partida de Dominion e dessa vez foi desastroso. O Thiago, contrariando todas as expectativas, comprou uns 4-5 thieves, roubou só de mim 4 golds e um silver e ganhou com a galera fazendo jogadas ninjas de comprar duas 6vp na mesma rodada! Acabei em 2º, empatado com o Warny e atrás do Thiago que, obviamente, ganhou.Nas mesas seguintes rolou o Hart an der Grenze, Battlestar Gallactica, Der Schwarm e eu fui jogar o Ticket to Ride. A primeira vez que joguei, tomei uma surra. Aí decidi tentar algo novo: Pegar objetivos com poucos pontos de vitória e fazer rotas de 6 trens (15 pontos). O problema é que o Mezenga também percebeu a importância das rotas de 6 trens. No final, cumpri 5 objetivos pequenos e fiz 116 pontos. O Mezenga faria 115, mas foi cortado em uma rota de 9 pontos e acabou 10 atrás de mim, mesmo com a maior rota.


Um dos mais tradicionais gamers, Glaucio foi pego em flagrante jogando Pickomino, um jogo "palha" segundo o glossário do Bouzada.


Flagrante mesmo foi no Monopoly: Nathan, Andre Amiune, Estevan e Leonardo junto a ninguém menos que o deputado Camilo Sujeira, sempre seguindo os mandamentos de Cacá: comprar muitas casas e hotéis!

Depois do Ticket, joguei o Blue Moon City. Tinha jogado no Calabouço para aprender e fiquei espantado com a qualidade absurda dos componentes. Realmente, muito bonito o jogo. A partida foi marcada pela disputa pelas escamas. Na primeira vez, eu levei a melhor, na segunda o Thiago. Mais para o final da partida, guardei uma carta para fazer uma doação extra e outra para movimentar para qualquer lugar do tabuleiro. Juntei os 21 cristais e fechei o jogo na rodada que o Thiago ia ganhar!
Acabado o Blue Moon City, o Pantera falou que queria algo mais pesado. Se não fosse 3 da manhã, ensinaria o Agrícola. Como estava tarde, expliquei o Race. Foi bem legal, pq ele pegou muito bem a mecânica e fez excelentes 41 pontos para a primeira partida. O Mezenga tava meio sonado e ficou confuso com os símbolos, acabei ganhando com uma estratégia de Alien e Azul, fazendo uns bons consume x2 e garantindo 59 pontos no final do jogo. Para encerrar, duas partidinhas de Dominion. A primeira rolou Chapel e como chapel é muito roubada, acabei ganhando, 7 pontos na frente do Steve. A 2ª eu estupidamente dei Remodel em 1 vp para pegar silver no finzinho do jogo. Resultado, 25 para o Mezenga, 24 pra mim. Rolou ainda o In the Year of the Dragon, Escalation e mais uma partida de Witch’s Brew.


Zé, Thiago,Nathan, Fel "Mosca Morta", André Amiune e Estevan jogando Winner's Circle. "É matemática pura", segundo Fel.

PARTE 2 – Post feito por Warny Marçano

A quinta edição da Torre das Peças reafirmou o objetivo de trazer novos adeptos para nosso hobby, juntando novatos com as lendas dos jogos de tabuleiro, com a presença de jogos mais leves e alguns poucos mais pesados. Mas o que não falta é diversão. E falando em diversão, o evento não poderia começar de forma melhor com a sensação dos últimos meses aqui no Rio de Janeiro, o Dominion. E as duas partidas que joguei foram bastante distintas e semelhantes. Soa meio contraditório, mas foi exatamente o que aconteceu! Semelhante porque lutei sempre pela primeira posição, com uma estratégia de fazer dinheiro pelas cartas de ação e não por silver ou gold, até para evitar os ladrões, presentes nos dois jogos! Diferente porque, enquanto na primeira partida o Fel Mosca Morta conseguiu uma vitória tranqüila, 6 pontos na minha frente, na segunda partida, o Thiago ganhou apertado depois de roubar gold de todo mundo, me deixando em segundo com o Fel e o Zé mais atrás.


A Torre recebe cada vez mais novatos, conhecendo os jogos de tabuleiro modernos. Rafael Lago explica o Stone Age!

Logo depois, entrei na mesa de Princes of Florence, onde o Victor já tinha terminado sua explicação depois de umas duas horas, com uma detalhada história da Itália Renascentista. E mais uma lenda cai! Victor fez jogadas de efeito como fazer 2 trabalhos na mesma rodada e comprar carta de prestígio mais cedo. Mas nada superou o fato dele simplesmente abdicar de 1 ação! A Cecília que liderou com folga o jogo todo, não conseguiu fazer os pontos da carta de prestígio e caiu para quarta posição. O Japa conseguiu a vitória, com a ajuda dos bônus que comprou. Eu fiquei em segundo, depois de esquecer que recrutar não é uma ação. Victor ficou em terceiro, seguido da Cecília e do Swat, que ficou sem dinheiro quase o jogo inteiro.


Victor, Gláucio e Simone jogando Royal Palace. Nathan observa duas lendas em ação!

Logo após, fui ao show do Iron Maiden e voltei por volta de 00h30 para a mesa do já aguardado Battlestar Galactica. Victor, que foi a presidente Laura Hoslin, não usou uma vantagem da personagem de escolher uma dentre duas cartas de crise toda rodada e com isso perdemos o total de 6 de comida. E para não entregar o título de presidente ao almirante, Victor foi para cadeia. Bruno, que era o almirante Adama, resolveu declarar lei marcial e acumulou os títulos de almirante e presidente. Rolava algumas desconfianças que o almirante Adama era Cylon. Rafael, que era a Starbuck, então força uma votação para colocar Adama na cadeia. Como ninguém tinha carta suficiente para isso, o artifício não deu certo. E Rafael resolveu se revelar um cylon! Mas de qualquer forma, o jogo estava perdido. Antes de Rafael fazer alguma ação como cylon, uma carta de crise fez com que a comida chegasse à zero. Eu, como Tom Zarek, esqueci de usar uma vantagem do personagem de aumentar um recurso qualquer em detrimento a uma população. Jogo ganho para os cylons, antes da fase do agente adormecido, e com apenas um cylon em jogo (como sempre o Rafael!) em uma partida com seis jogadores. Ainda sobrou tempo para conhecer o Witch’s Brew, um jogo de seleção de papéis e dedução, que achei muito mecanizado, mas só jogando mais vezes para avaliar com profundidade. O Thiago acabou vencendo, comigo em segundo e o Victor amargando um último lugar. Se o Maratonista das Galáxias resolvesse ter jogado Race For The Galaxy, seria outra história!


Bruno, Victor, Rafael, Warny, Thiago e os amigos do Rafael. Battlestar Galactica teve apenas um cylon, Rafael Lago como sempre! E ele se deu bem para cima dos humanos!

Ficha Técnica:
Data do evento: 14/03/2009
Número de participantes: 33
Número de Partidas: 33
Duração do evento: 16 horas (14:00h às 06:00h)
Jogos que fizeram mais sucesso: Dominion (7x), Stone Age (4x), Witch’s Brew (2x), Winner’s Circle (2x)
Jogos que não viram mesa por algum motivo: Through The Ages, The Settlers of Catan (Nova edição alemã), Guillotine, The Scepter of Zavandor
Jogo de menor duração: Escalation (15min), por vários.
Jogo de maior duração: Princes of Florence (2h30min), com Victor, Warny, Japa, Cecília e
Swat.
Maior Mesa: Winner’s Circle, com Pantera, João Carlos, Bruno Mezenga, Ana Letícia, Gláucio e
Simone. Winner’s Circle, com Thiago, Zé, Nathan, André, Estevan e Fel.
Menor mesa: Perry Rhodan, com Gláucio e Simone; Battle Line, com Carlos e Maria; Dracula,
com Victor e Gláucio.
Lançamentos jogados: Witch’s Brew, Blue Moon City

Mais fotos e comentários da 5ª Torre das Peças no endereço abaixo:
http://picasaweb.google.com.br/warnymarcano/5TorreDasPecas?feat=directlink

terça-feira, 17 de março de 2009

4ª TORRE DAS PEÇAS - ONDE DOIS EVENTOS SE ENCONTRARAM - PARTE 2

Sábado rolou a 4ª edição da Torre das Peças, o evento do calendário carioca do tabuleiro que acontece sempre no segundo sábado do mês.Rolou também no mesmo Bob's o encontro mensal de RPG e o mais bacana foi a interação entre os "dois mundos", muitos olhares curiosos para ambos os lados, com uma galera mudando de lado e experimentando os dois tipos de jogos.



Gláucio e Marcos jogando Perry Rhodan


Galera jogando Tannhauser

A minha primeira partida da tarde foi uma estréia muito esperada, o Tannhäuser. Na mesa eu e Severo (jogando com o Obscura) o Antonio e Rodrigo (jogando de Tropas da União).Vou escrever uma resenha mais detalhada sobre o jogo em breve, mais a princípio dá pra dizer que o jogo é muito divertido e com altas possibilidades para se inventar em cima (cenários, novos personagens, tokens). Como era a primeira partida de todos resolvemos jogar um esquema "pegar-bandeira" e só usamos 2 personagens por time. Apesar das várias mortes e algumas regras erradas (nada que comprometesse o jogo), as Tropas da União venceram por 4x2. Depois houve outra partida, dessa vez com mais gente, mas eu já tinha partido para outra mesa.A convite do amigo Victor e do Warny, me juntei a eles para uma partida de El Grande (ainda o meu jogo preferido). Após uma explicação do jogo para o Eduardo (único novato na mesa), começamos uma partida interessante, principalmente na disputa da segunda colocação, já que o Victor abriu uma boa vantagem e não foi ameaçado quase em momento nenhum. No final da terceira pontuação Victor ficou em primeiro, eu em segundo um ponto na frente do Warny e Eduardo em último, mas indo muito bem pra primeira partida (ele chegou a ficar em segundo vários momentos do jogo).


Visão Geral do Bob's Off Shopping


Shamou, Fel "Mosca Morta", Juan e Luis jogando Blokus


Victor, Cacá, Warny e Eduardo jogando El Grande

Como já tava quase na minha hora de ir pra casa, resolvi jogar alugma coisa rapidinha com o Fel e o Shamou, puxamos um Dominion.Resolvemos logo de cara tirar a Witch e a Chapel, a primeira pq eram as únicas cartas com deck-protector, ia dar um trabalho chato só pra jogar com elas, e a segunda por que senão o jogo ia ser uma covardia, já que o Fel é (depois do Camilo) o rei da Chapel.O deck então ficou com umas cartinhas meio muquiranas, mas acabou que deixou o jogo mais equilibrado, o Fel atacou todas as Village que pode pegar, eu só consegui umazinha e o Shamou umas duas ou três no máximo, eu fiquei aumentando minhas finanças com a Mine e usando a Feast pra comprar as cartas de 3 vp's. Achei que tava ganhando o jogo todo, mas no final (depois de exaurirmos 3 decks) a vitória foi do Fel, depois eu (7 pontos atrás) e o Shamou.O Fel me falou que dessa vez o evento não virou a noite, o povo "só" jogou até às 24:00h, mas o pessoal que foi a primeira vez gostou muito da farra, agora é pensar em preencher os outros dois fins de semana que restam por mês, por que a Torre e o Castelo estão mandando muito bem aqui no Rio. Em Março já teremos 3 fins de semana com eventos.


Gláucio com os novos adeptos da Torre: Aline, Marcos e Allan


Alexandre e Gláucio jogando Perry Rhodan


Japa, Cecília, Ana Letícia e Fel "Mosca Morta" no Dominion

Ficha Técnica:
Data do evento: 14/02/2009
Número de participantes: 31
Duração do evento: 9 horas (14:00h às 23:00h)
Jogos que fizeram mais sucesso: Dominion, Kingsburg, Sheir Panic, Perry Rhodan
Jogos que não viram mesa por algum motivo: Battlestar Galactica, Citadels
Jogo de menor duração: Race For The Galaxy (30min), com Victor, Fel e Warny
Jogo de maior duração: Tannhauser (3:00h), com Antônio Marcelo, Rodrigo, Flávio, Cacá,
Severo e Bruno.
Maior mesa: Tannhauser, com Antônio Marcelo, Rodrigo, Flávio, Cacá, Severo e Bruno.
Menor mesa: Hektor Und Achill e Perry Rhodan, ambos com Gláucio e Marcos.
Lançamentos jogados: Perry Rhodan, Tannhauser, Hektor Und Achill, Journey to the Center of the Earth, Der Schwarm

Mais fotos e comentários da 4ª Torre das Peças no endereço abaixo:
http://picasaweb.google.com.br/warnymarcano/4TorreDasPecas?feat=directlink

Post escrito por Cacá
Ficha Técnica escrita por Warny Marçano

3ª TORRE DAS PEÇAS - ONDE DOIS EVENTOS SE ENCONTRARAM

Cheguei por volta de 13:00h no Bob's, pois havia marcado uma partida de Agrícola, além de querer avaliar como o lugar se comportaria com dois eventos tão distintos: RPG e jogos de tabuleiro. E os dois públicos foram bem solícitos um com o outro. Sempre tinha alguém do RPG curioso para conhecer algum jogo de tabuleiro e vice-versa. Isso comprova que apesar das diferenças entre as duas atividades, há grandes chances de interação.
No Agricola, Japa e Kelvin formaram a frente oriental da partida, mas somente o último lutou pelo primeiro lugar. Conseguiu fazer bons combos com as cartas de Ocupation e Minor Improvement, conseguindo uma boa alavancada no jogo. Eu estava logo atrás, fazendo um pouco de tudo. Thiago tambem estava bem e Estevan só sabia pensar em Dominion.


Agricola: primeiro jogo do evento! Thiago, Warny, Japa, Kelvin e Estevan

Enquanto isso, Victor, que sempre falou que por uma questão de princípios, não ensinaria mais Race devido aos 40 minutos de explicação, estava justamente explicando Race para o Leonardo. Logicamente que o Maratonista das Galáxias não aguentou e precisava jogar uma partida. Victor sempre acaba explicando Race! E mais logicamente ainda estava contando a história espacial e de todos os planetas das cartas!

Gláucio continuou sua tradicional saga de vitórias ganhando o Kamisado do Flávio (não deve ser um jogo econômico!), o Submarine do Rogério, Rodrigo e Lúcio, o Babel do Thiago Balão e o Monuments, do Rogério, Rafael Lago e Lúcio. Mas logo depois, Gláucio foi flagrado jogando um filler, o Escalation. Sua reputação de "gamer" ficou abalada depois desse grande momento!


Gláucio, Thiago Balão e Arthur jogando Go West!

Bouzada foi chegando já querendo jogar algo que não fosse "palha". E conseguiu alguns adeptos para o Nexus Ops. Mas não conseguiu a vitória, que ficou com Bruno. Arthur, que também jogou, foi flagrado querendo jogar o Race For The Galaxy. Logicamente, Bouzada "Monster Game" não ia jogar um jogo "palha". E mais logicamente ainda analisou as possíveis chances de vitória de cada um!

Mas a grande sensação da terceira edição da Torre foi o Dominion! O jogo, de montagem de deck, agrada pela facilidade em aprender e variedade de estratégias. O elemento sorte está presente, mas bastante controlado quando o jogador começa a ficar experiente. E para um grande jogo, temos sempre uma grande lenda. Mas o deputado Camilo Sujeira dessa vez preferiu enfrentar Gláucio no Race For The Galaxy, e venceu, aproveitando que o Victor Maratonista das Galáxias estava ocupado jogando o Municipium. Sem o Camilo para destruir os adversários no Dominion, Estevan, que falava a toda hora em jogar Dominion, conseguiu finalmente a primeira vitória no jogo!


Visão geral do Bob's: RPG e Jogos de Tabuleiro convivendo pacificamente!

Outro jogo que estava sumido e voltou, sendo jogado duas vezes, foi o Kingsburg. Logicamente Fel "Mosca Morta", que está em um momento de jogos light, passou longe do Kingsburg, que segundo ele já está meio saturado, depois de ter jogado 20 partidas ao vivo e umas trinta milhões no BSW. E mais logicamente ainda, ficou jogando Guillotine e Hollywood Blockbuster. Talvez estivesse procurando o filme "A Mosca" dentre os relacionados no jogo.


Bouzada e Arthur decidindo que jogo será o próximo! Nexus Ops ou Race For The Galaxy?

E as lendas continuam caindo! Victor Zavandor, que já havia perdido de Thiago Balão no Phoenicia, dessa vez resolveu partir para uma revanche! Eu e Pandora éramos para ser meros figurantes. Mas talvez a batalha foi tão intensa que eu consegui vencer duas lendas do jogo! Agora, Victor está louco para jogar novamente o Zavandor, cujo título de lendas das lendas é insuperável.


Kelvin, Japa, Thiago Balão, Estevan e Thiago jogando Age of Empires III
A mesa de Battlestar Galactica já estava sendo montada, mas o pessoal que ia jogar acabou decidindo pela novidade The Princess of Machu Picchu. E o jogo me decepcionou, pois em vários momentos, soa robótico e mecânico demais, com poucas opções depois de já ter escolhido certa estratégia. Enquanto isso, Victor, Arthur e Bouzada conseguem um quarto jogador para o já tradicional Through The Ages, o Nobre. E Arthur venceu o jogo novamente, encerrando o evento junto com outro jogo totalmente diferente, o Jogo da Fronteira em sua versão alemã, com direito a suborno e tudo. Logicamente mais um flagrante de nossas câmeras!

Fel "Mosca Morta", Bruno, Ana Leticia, Helene e Pantera no Hollywood Blockbuster


Japa, Kelvin, Thiago e Estevan jogando a grande sensação dessa edição: Dominion!


Pantera e Bruno flagrados no suborno no Jogo da Fronteira!

Ficha Técnica:
Data do evento: 10/01/2009
Número de participantes: 54
Número de Partidas: 33
Duração do evento: 16 horas (14:00h às 06:00h)
Jogos que fizeram mais sucesso: Dominion (4x), Babel (3x), Race For The Galaxy (3x),
Hollywood Blockbuster (3x), Kingsburg (2x)
Jogos que não viram mesa por algum motivo: Doom, Battlestar Galactica
Jogo de menor duração: Escalation (20 min),por Gláucio, Eduardo, Carina, Wando e Clarice.
Jogo de maior duração: Through The Ages (8h), por Arthur, Bouzada, Victor e Nobre
Maior mesa: Citadels, Cloud 9, Agricola, Escalation, Hollywood Blockbuster, Kingsburg, Age
of Empires III e The Princess of Machu Picchu (todos com 5 jogadores).
Menor mesa: Race For The Galaxy (Victor e Leonardo), Babel e The Battle For Hill 218
(Alexandre e Bruno), Babel (Gláucio e Thiago Balão), Torres (Kildare e Carlos), Kamisado
(Gláucio e Flávio).
Lançamentos jogados: Submarine, Red November, The Princess of Machu Picchu, Go West!, Municipium, Race For The Galaxy com a expansão The Gathering Storm

Mais fotos e comentários da 3ª Torre das Peças no endereço abaixo:
Warny Marçano