segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

3ª TORRE DAS PEÇAS - DIVULGAÇÃO

E ae pessoal!
Convido a todos para a realização da 3ª Torre das Peças (evento de jogos de tabuleiro modernos), no dia 10/01/2009, no segundo andar do Bob's Off Shopping. Espero todos por lá! O evento é grátis!

3ª Torre das Peças
Data: 10/01/2009
Horário: 14:00h às 06:00h
Bob's Off Shopping
Rua Barão de Mesquita, 320 - Tijuca - Rio de Janeiro

sábado, 27 de dezembro de 2008

2ª TORRE DAS PEÇAS - NOVOS HABITANTES DA CIDADELA

Cheguei na Torre por volta de 14:00h e algumas pessoas já estavam esperando. Enquanto Japa jogava um VS card game, fiquei conversando sobre ficção científica com o Gláucio. Antônio Marcelo, Flávio e Victor Zavandor chegaram logo após e abriram uma mesa de Wasabi. Eu fui ensinar Race For The Galaxy para o Rafael, Christiano e sua esposa, Cristina. O jogo foi bastante disputado, mas consegui ganhar com 32 pontos, fazendo estratégia dos bens azuis, com o Christiano com 31 pontos e sua estratégia militar.
Nessa altura, o Fel Mosca Morta chega bancando o papai Noel cheio dos "presentes". Utilizando de uma de suas armas, o Golpe Surpresa da Mosca atingiu a todos, quando ele revelou que a encomenda tão esperada de jogos havia chegado. Ou seja, o Twilight Imperium do Baiano, o meu Agricola e Dominion, o A Touch of Evil do Leandro. Certamente essa arma da Mosca é bem melhor que o famoso Golpe Fatal, que é precedido da famosa frase "Acho que agora tenho chances" que por sua vez é precedida da frase "Vou ficar em último". Logicamente, o Golpe Fatal poderia ocorrer a qualquer hora. Mas qual não foi nossa surpresa quando Fel Mosca Morta, também organizador da Torre, revela que esqueceu a câmera! Por isso que os leitores ainda não estão contemplando as fotos por enquanto! E qual não foi a maior surpresa ainda, quando ele é rendido e fica sem jogar e, portanto, sem aplicar o famoso Golpe Fatal. Mas certamente ele gostou. A Torre também distribui amor para as pessoas...
Leandro Zombie não resistiu ao presente do Mosca Morta e resolve jogar o A Touch of Evil, com Zé, Paulo e Estevan.
O casal do Castelo, Antônio Marcelo e Suzana, abrem uma mesa de Duck Duck Go!, corrida de patos no estilo RoboRally, onde o movimento é dado por cartas que contêm setas de direcionamento. O jogo é bastante engraçado e se destaca pela variedade de tipos de patos que existem a cada exemplar (são mais de 100 patos).



Duck Duck Go!: onde quem é pato de verdade é quem se dá melhor!

Aos poucos, novos habitantes da Cidadela das Peças chegavam, o que prova que o público está aumentando, principal objetivo da Torre das Peças. Japa, um dos responsáveis pelo crescimento dessa público, abre mesas de Saboteur, Guillotine e, finalmente, de Puerto Rico. O jogo, que ficou na sombra do Agricola nos últimos eventos, deu a volta por cima sendo lembrado ao passo que o "rival" nem viu mesa.



Puerto Rico: um público novo conhecendo um dos tradicionais jogos modernos

Victor Zavandor, depois do Doom da 1ª Torre, estava a caça de mais um jogo longo pra fazê-lo esquecer da abstinência de Scepter of Zavandor. Ele sempre quer pegar no Cetro a qualquer custo mesmo! Enquanto não pensava em um alternativa melhor, decidiu pegar as ferramentas de 4 no Stone Age.




Victor Zavandor no Stone Age: Eu pego primeiro a ferramenta de 4!

Mas foi um outro jogo que chamou atenção nessa segunda edição da Torre.Um muito mais simples, rápido e engraçado que Puerto Rico e Agricola. Crokinole foi jogado mais de 10 vezes por quase metade dos participantes! Na maioria das vezes que um grupo ficava em dúvida quanto ao próximo jogo, Crokinole era uma ótima opção antes de se enfrentar um jogo mais pesado. Até mesmo Fel Mosca Morta, que estava "fazendo coisa melhor" experimentou uma partida. Certamente deve ter dito que não tinha chances para ganhar o jogo facilmente. Por volta de 18:00h, a câmera chegou (as fotos anteriores são da câmera do Bruno), Fel Mosca Morta continuava "fazendo coisa melhor", então resolvemos estrear uma das novidades da Torre: o jogo semi-cooperativo Battlestar Galactica. Bruno, Estevão, Wando, Eduardo, Rafael e eu partimos para uma learning session que entre setup, explicações e partida, durou 4h30. Mas facilmente o jogo demora umas 2h30 em média. No começo do jogo, as naves cylon não paravam de atacar enquanto a sala de Comando ficou desativada. E só tínhamos um engenheiro a bordo. Wando acumulou os papéis de almirante e presidente graças a uma carta de crise e Bruno e Estevão tentavam acabar com os raiders pilotando seus vipers. A partir da metade do jogo, os cylons se revelaram (Estevão e eu) fazendo estragos na nave ao passo que Rafael revelou-se simpatizante dos cylons. Bruno teve que ir embora e deu lugar ao Gláucio, que juntamente com Wando e Eduardo, conseguiram levar a Galactica em segurança para Kobol e venceram o jogo. Não fizemos o salto final para a Terra, mas os humanos estavam bem no jogo e tinham grandes chances de vitória mesmo assim. Um jogo altamente temático, que certamente agradará até os que não são fãs da série.



Battlestar Galactica: todos fugindo de Cylons...ou prestes a virar um...

Enquanto isso, com a chegada do Bouzada, Victor consegue começar um jogo longo. Through The Ages é o escolhido pra jogar, junto com Arthur e Paulo. O jogo só acabaria lá pelas 04:00h com a vitória do Arthur, seguido do Bouzada, Victor e Paulo. Com a chegada do Djalma e da Kalina, montei uma mesa de Dominion, jutamente com o Rafael. Eles pegaram o jogo rápido e ganhei com 21 pontos, contra 18 do Djalma, 9 do Rafael e 5 da Kalina. Jogamos apenas uma partida, com o set básico.



Dominion: jogo de construção de deck

Gláucio resolveu montar uma mesa de In The Year of the Dragon, que por ser uma learning session, conseguiu vencer com alguma facilidade. O fato é que Stefan Feld sempre é lembrado nos eventos, seja com o In The Year of the Dragon, seja com o Notre Dame.
Estava querendo jogar o Taj Mahal, mas não resisti a começar um Power Grid, com o mapa da Coréia, que já virou meu tabuleiro preferido do jogo. Rafael, Japa, Thiago e Estevan completaram a mesa. O jogo foi bastante travado, mas consegui disparar na metade da partida, com o Thiago equilibrando o jogo no final. Mas acabei vencendo, com Thiago em segundo, Japa em terceiro, Estevan em quarto e Rafael em quinto.



In The Year of the Dragon: salve-se quem puder!

Gláucio, Swat, Eduardo, Thiago e Wando começam a jogar o Taj Mahal, jogo do Reiner Knizia, que estava demorando para ser lembrado no evento! Apesar de ser learning session para todos menos para o Gláucio, Wando acabou ganhando, confirmando sua fama de ganhar jogos na estréia.



Taj Mahal: vida inteligente na madrugada!

Por volta de 05:00h, as mesas de jogos já estavam se encerrando e todos se preparavam para ir embora. Muitas ausências foram sentidas nessa edição, como a do deputado Camilo Sujeira, que devia estar em campanha, os atos terroristas de Cacá, sem falar do Cadu, Filipe Diniz e outros já conhecidos que não puderam comparecer. Entretanto, vê-se que há um novo público, bastante interessado em conhecer os jogos modernos. E essa meta a Torre das Peças está cumprindo. Fazer com que não haja qualquer tipo de preconceito com esse hobby e difundi-lo cada vez mais com as pessoas acostumadas a jogar apenas Banco Imobiliário e War. Mostrar que há jogos diferentes e que elas podem gostar mais ainda do hábito de se jogar tabuleiros.



Through The Ages: Será que o Bouzada resolveu jogar uma partida com outros 3 Bouzadas imaginários? é melhor enfrentarmos os 60.000 minutos da Campanha do Norte da África!

Ficha Técnica:

Número de participantes: 47
Duração do evento: 16 horas (14:00h às 06:00h)
Jogos que fizeram mais sucesso: Crokinole, Dominion, Duck Duck Go, Stonehenge
Jogos que não viram mesa por algum motivo: Agricola, Doom, Caylus
Jogo de menor duração: Crokinole (15 min), por vários.
Jogo de maior duração: Through The Ages (9h), por Arthur, Bouzada, Victor e Paulo
Maior mesa: Guillotine e Saboteur, com Thiago, Luiz, Cecilia, Japa, Rodrigo e Swat.
Battlestar Galactica, com Warny, Bruno, Estevão, Wando, Eduardo e Rafael.
Menor mesa: Carcassone The Castle, com Thiago e Swat.
Lançamentos jogados: Battlestar Galactica, Duck Duck Go!, Dominion, A Touch of Evil, Wasabi, Toboggans of Doom

Mais fotos da segunda edição da Torre das Peças, com comentários mais detalhados, além de todas as fotos também da primeira, estão no endereço abaixo:
http://picasaweb.google.com.br/warnymarcano

Warny Marçano

domingo, 7 de dezembro de 2008

2ª TORRE DAS PEÇAS - DIVULGAÇÃO

E ae pessoal!
Convido a todos para a realização da 2ª Torre das Peças (evento de jogos de tabuleiro modernos), no dia 13/12/2008, no Bob's Off Shopping. A princípio, será no segundo andar, mas estamos em negociação e pode ser que o terceiro andar seja liberado. Espero todos por lá! O evento é grátis!

Pretendemos organizar também um campeonato por evento e o jogo do mês é o Carcassone - The Castle, do Reiner Knizia. Aos interessados em participar, é só entrar em contato!

2ª Torre das Peças
Data: 13/12/2008
Horário: 13:30h às 06:00h
Bob's Off Shopping
Rua Barão de Mesquita, 320 - Tijuca - Rio de Janeiro

Notícias e fotos sobre o 1º evento nos posts antigos.

Mais informações sobre jogos de tabuleiro modernos:
http://www.boardgamegeek.com
http://www.ilhadotabuleiro.com.br

Abraços!